Sábado, 23 de Dezembro de 2006

Cérebro e boca nem sempre comunicam...

Foi interessante o cartaz lançado pela Plataforma Sindical onde são reproduzidas declarações interessantes dos Ministérios da Educação espanhol e francês enaltecendo o papel do professor na sociedade e comparando-as com aquilo que terá sido dito pela Ministra da Educação portuguesa: "Perdi os professores, mas ganhei a população". Se a ministra se refere aos seus índices de popularidade que fez subir à custa da desinformação, culpando os professores por uma eventual predisposição para o marasmo e inércia é dado assente que tem toda a razão . Aliás o método demagogo com que o fez nem sequer é inovador, já que a maioria dos seus antecessores políticos que estiveram à frente dos destinos do país sempre tiveram a capacidade de expor na praça pública os seus bodes expiatórios como justificação para as crises que ninguém ainda conseguiu ainda resolver. Nunca me canso de referir que Hitler conseguiu convencer milhões de alemães de que os judeus eram os culpados por todos os males que a Alemanha tivera sofrido após a 1ª guerra mundial; para isso, basta um pouco de arte no discurso e um povo pouco esclarecido.
Ganhou a população mas fez a ministra ganhar o país? De que serve uma população eufórica em redor do cadafalso quando é o mestre de cerimónias que irá ser enforcado? Pode o país dar-se ao luxo de ter um corpo docente desmotivado e temente quando estão em causa a transmissão de saberes num país que nunca conseguiu combater o analfabetismo? Poderia Napoleão Bonaparte expandir o seu império se promovesse a sua popularidade na sociedade francesa e hostilizasse o seu próprio exército?
Pela primeira vez um governante orgulha-se de fazer uma reforma sem o apoio dos principais visados e, ironicamente, dou comigo a pensar o que seria do Governo e do Partido Socialista se Salgueiro Maia não tivesse transmitido a coragem e a motivação necessárias aos soldados que na madrugada de 25 de Abril de 1974 marcharam para o Terreiro do Paço...
publicado por libato às 21:04
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Não há isenção

. Tiro pela culatra

. Falta de transparência

. Palavras para quê?

. Alguém soprou para aqui a...

. Folgas camarárias

. É política

. Postos GNR

. Viva a mulher

. Arruaceiro no governo

.arquivos

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

blogs SAPO

.Visitas

eXTReMe Tracker
blogs SAPO

.subscrever feeds