Sábado, 27 de Janeiro de 2007

Grandes portugueses

O semanário "Sol" refere na sua última edição que António Oliveira Salazar pode ser o nome mais votado pelos portugueses e assim constituir-se como o português mais distinto de entre uma lista de 100 nomes, num concurso que está ser promovido pela RTP de há alguns meses a esta parte.
Coloco sérias dúvidas que uma iniciativa deste género desse a vitória a Hitler na Alemanha, a Mussolini em Itália ou a Franco na nossa vizinha Espanha. Em Portugal e embora Salazar já não possa erguer o troféu cujo vencedor o "Sol" prenuncia, a sua aposta no centralismo ditatorial, numa população desinformada, de baixo nível académico e cultural e a repulsa que evidenciou pelo plano Marshall que abrangeria o nosso país caso o tivesse solicitado é reflectida nesta votação que não é, de todo, inesperada. Conheço muitos portugueses que garantem a "pés juntos" que viveríamos,hoje, muito melhor se o ditador permanecesse na sua cadeira. É inútil argumentar que a economia global se transformou, que a política de colonialismo não traria quaisquer vantagens na actual conjuntura, porque o povo português é o reflexo do salazarismo; desinformado mas de ideias fixas.
Não se pense, contudo, que Salazar é o único responsável por este importante revés na forma como começámos a ver os males da democracia; os políticos pós -25 de Abril têm mantido a postura do acesso restrito à informação, da manipulação de baixa vertente e dos gastos excessivos em "elefantes brancos" em detrimento da formação dos cidadãos. Só que Salazar teve uma virtude que não têm os políticos actuais: manteve o seu "rebanho" unido e não lançou conflitos entre classes sócio-profissionais.Em suma, não arranjou bodes-expiatórios para a sua própria mediocridade.
Pessoalmente, gostaria, de observar as reacções de homens que lutaram pela liberdade em contraponto com outros que têm colocado Portugal dentro do carro-vassoura da Europa, se estes resultados se confirmarem...
publicado por libato às 15:40
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Não há isenção

. Tiro pela culatra

. Falta de transparência

. Palavras para quê?

. Alguém soprou para aqui a...

. Folgas camarárias

. É política

. Postos GNR

. Viva a mulher

. Arruaceiro no governo

.arquivos

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

blogs SAPO

.Visitas

eXTReMe Tracker
blogs SAPO

.subscrever feeds