Sábado, 24 de Março de 2007

Alguém soprou para aqui as nuvens escuras

Desde 1986, data da adesão europeia, que os nossos governantes nos tentam convencer que é necessário alinhar pelo diapasão continental, que, para entrarmos neste grande mercado deixaria de haver exclusividade, leis proteccionistas ou o que quer que se assemelhasse, porque as fronteiras estariam livres e todos poderiam entrar neste hiper-espaço comercial sem qualquer restrição. Assim, o nosso mercado foi invadido pelas maçãs e laranjas sem qualquer sabor enquanto as nossas - as mais saborosas -  eram enterradas pelos agricultores; foram entregues subsídios para jipes, perdão, para diminuir a produção de cereais, tudo em nome da convergência; permitimos a entrada de carne de origem duvidosa e fomos acusados de inércia pelo déficit de criatividade negocial. Milhares de empresas e produtores faliram, por falta de competitividade mas sobretudo porque, na maioria das vezes, preferimos guardar os escrúpulos e não embarcar em políticas de ultraje ao consumidor. Nada mais nos poderia proteger porque os sucessivos governos escancararam as suas nádegas até onde puderam.
Neste contexto, viémos agora a saber que a equipa de ciclismo Unibet.com, empresa on-line de apostas belga, está impedida de correr em França porque existe legislação francesa que impede a concorrência estrangeira neste sector. Afinal? As portas estão abertas ou entreabertas? Ou semi-abertas para uns países e de par em para outros?
Uma coisa é certa; Cavaco silva e o governos de Guterres e Durão Barroso preferiram construir o Centro de Cultural de Belém, organizar o Euro, construir auto-estradas que poucos podem pagar para inglês ver -europeu neste caso, enquanto as nossas fábricas encerravam e os nossos campos se transformavam em meros asilos de toupeiras. Tudo em nome do mercado único sem fronteiras. Pelos vistos imperativos que só existem só para os mais pobres ou para os que se deixaram iludir pelo vil metal...

 

publicado por libato às 14:07
link | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Não há isenção

. Tiro pela culatra

. Falta de transparência

. Palavras para quê?

. Alguém soprou para aqui a...

. Folgas camarárias

. É política

. Postos GNR

. Viva a mulher

. Arruaceiro no governo

.arquivos

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

blogs SAPO
blogs SAPO

.subscrever feeds